terça-feira, 28 de outubro de 2008

O PULO DO GATO

TEXTO REDIGIDO PELO ALUNO FERNANDO BARBIERI, EM DISCURSO INDIRETO - SALA DE APOIO DO COLÉGIO ESTADUAL PRIETO MARTINEZ - 2007

Dona onça morava numa casinha branca perto de um rio. Havia muita planta silvestre por lá, onde ela dormia após o almoço, deitada na grama, olhando a natureza.
Recebia visitas à tarde. Dona Raposa, Seu Gambá e família vinham conversar com ela.
Um dia, apareceu por lá o primo Gato. E dona Onça ficou contando vantagens sobre que era muito esperta para caçar. O Gato falava que ela podia ser esperta, mas ele ágil. Contou para ela que um dia um ratinho subiu no telhado da casa dele, e na pressa, ele não percebeu que a telha estava quebrada e caiu. O Gato deu uma pirueta no ar e pegou o rato, numa rapidez de fazer inveja. A dona onça ficou impressionada e pediu aulas de rapidez pro primo Gato, que lhe falou que qualquer dia viria ensinar a prima. Logo no dia seguinte, o Gato veio ensinar a prima, uma das três, porque eram 20 as qualidades do pulo. Aliás, uma mais difícil que a outra. Dona onça, aprendeu depressa e todos comentavam a agilidade dos dois felinos. Depois da aula, os dois foram para o riacho onde todos os bichos bebiam água e a dona onça convidou o primo para pegar um lagarto que dormia em cima de uma pedra. O gato não quis, mas reconhecia que dona Onça era muito ágil. Dona onça insistia, pois queria fazer um teste pra ver se tinha aprendido diretinho as lições do primo. O gato começou saltando em cima do lagarto, que muito assustado não conseguia se libertar. Nisso, a onça resolve pular sobre o primo, demonstrando que aprendera a manobra. O Gato, muito esperto, antes de ela cair sobre ele, girou no ar, se livrou da onça e caiu sobre as quatro patas do lado da pedra onde estava o lagarto. A dona Onça ficou chateada e disse ao Gato que esse pulo ele não tinha ensinado a ela. O Gato, dando uma gargalhada, disse à prima Onça, que esse era O PULO DO GATO, e concluiu que tolo é aquele que ensina aos outros tudo quanto sabe.

Nenhum comentário:

SALA DE APOIO

SALA DE APOIO
Espero você aqui!

Colaboradores